Exercícios básicos de Tai Chi Chuan

Exercícios básicos de Tai Chi Chuan.

(Fazer tão lento quanto possível e sincronizar a respiração com o movimento)

  1. Céu e Terra: vire as palmas das mãos para cima à altura do umbigo, levante os braços como se elevasse um tabuleiro e inspire. Vire as palmas das mãos para baixo e expire.

 

  1. Limpeza dos 5 primeiros chacras parte 1: passe com a mão direita a 5 cm do corpo desde a pélvis até ao pescoço e inspire. Com a palma da mão virada para frente empurre a energia como se estivesse a empurrar uma porta e expire. Repita com a mão esquerda.

 

 

  1. Limpeza dos 5 primeiros chacras parte 2: passe com as duas mãos a 5 cm do corpo desde a pélvis até ao pescoço e inspire. Com as duas palmas das mãos viradas para frente empurre a energia como se estivesse a empurrar uma porta e expire.

 

  1. Limpeza dos 2 chacras superiores: vire as palmas das mãos para cima à altura dos ombros. Traga as mãos em arco até à parte de trás do pescoço passando a 5 cm da cabeça e inspire. Volte as duas palmas das mãos para a frente e empurre como se estivesse a empurrar uma porta e expire.

 

  1. Trazer a energia do Tao aos chacras: parta da posição de braços caídos, levante-os fazendo um arco, numa atitude de concentrar a energia numa bola de fogo acima da cabeça e inspire. Desça os dois braços em concha desde o chacra da coroa até à pélvis recebendo incorporando a energia concentrada e expire.

 

  1. Fazendo circular a energia: parta da posição de braços caídos levante os braços cruzando-os à frente de si, com o direito à frente do esquerdo, até à altura um pouco acima da cabeça e inspire. Baixe os dois braços em arco até à posição inicial e expire. Note que desenhou no ar o símbolo do infinito.

Faça cada um destes exercícios entre 18 e 36 vezes antes de dormir para ter um sono mais tranquilo e reparador. Faça de manhã para melhorar o humor e carregar energia para enfrentar um novo dia.